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Precisa de uma segunda via Atestado de Óbito e não sabe para que ela serve?
Muita gente tem arrepios só de pensar em resolver burocracias.
Afinal, é papel e documento que não acaba mais, além das filas homéricas que é preciso enfrentar.
Finalmente, quando chega a tão esperada hora do atendimento, sempre falta uma informação ou um comprovante.
Pensando nisso, confira para que serve a segunda via Atestado de Óbito.
Segunda via Atestado de Óbito: Como utilizar para tirar a certidão?
A segunda via Atestado de Óbito é usada para solicitar a Certidão de Óbito.
Você pode solicitar a Certidão de Óbito da seguinte maneira:
- Acesse o site
- Preencha o formulário
- Realize o pagamento através de boleto bancário, cartão de crédito, depósito ou transferência
- Depois de pagar é só acompanhar o pedido.
É importante lembrar que, para solicitar a segunda via, é necessário saber a cidade e o cartório de registro civil em que o óbito foi registrado.
Também é importante informar o nome completo do falecido, o nome da mãe do falecido, a data do óbito e os números de referência (livro, termo e folha).
Quanto mais dados melhor, afinal, esta é a única maneira de evitar homônimos.
Esta situação, inclusive, é bem corriqueira no Brasil, pois existem nomes muito comuns, como João, Pedro e Maria, por exemplo, que se repetem em todas as localidades do país.
O mesmo acontece com os sobrenomes como Silva, Santos, Soares e outros, deste jeito é possível saber de qual Maria Silva estamos nos referindo.
Ao fazer a solicitação a pessoa pode optar por receber a certidão eletrônica ou impressa.
A eletrônica é enviada por e-mail e pode levar um prazo de até 7 dias úteis para chegar.
Já a impressa chega através do correio em um prazo de 10 a 30 dias úteis, dependendo do estado.
A Certidão de Inteiro Teor pode ser solicitada para registros de óbito, nascimento, casamento e outros.
É muito indicada para casos de dupla cidadania, casamentos no exterior ou financiamento de imóveis.
O valor da Certidão de Inteiro Teor é mais caro, podendo ultrapassar os R$ 250,00.
Isto acontece, porque ela é feita a partir da transcrição literal do documento original feito em cartório.
Como o nome já diz é de inteiro teor, ou seja, esta certidão contém todas as informações encontradas no registro original.
É importante lembrar que para solicitar este tipo de certidão alguns cartórios exigem a assinatura do responsável com firma reconhecida.
Também não podemos deixar de falar sobre a validação desta certidão no exterior.
Para isto é necessário que o solicitante faça um apostilamento, o procedimento que permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.
Diferenças entre certidão e atestado de óbito
Há uma diferença entre Certidão de Óbito e Atestado de Óbito, muitas pessoas desconhecem esta informação e acabam se expressando mal.
O Atestado de Óbito é emitido por um médico para comprovar a morte de alguém.
É uma declaração que informa as causas da morte, em casos em que não há médicos, o atestado pode ser feito por pelo menos duas testemunhas.
O atestado é de extrema importância, porque sem ele é inviável solicitar a primeira via da Certidão de Óbito.
Já a certidão também comprova a morte de alguém, mas, nela consta dados como a hora do falecimento, o estado civil da pessoa, o nome dos filhos e a idade de cada um.
Também fica registrado se esta pessoa era eleitora, se deixa bens e se a morte foi violenta ou natural.
Vale lembrar que existe um prazo para que a Certidão de Óbito seja solicitada.
Caso o familiar ou pessoa próxima perca a data limite fica sujeita a multa, sem a certidão em questão não é possível realizar o sepultamento ou o inventário, por exemplo.
Agora você sabe da utilidade da segunda via Atestado de Óbito, com o documento em mãos pode obter a certidão de forma online!
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