Como atualizar Certidão de Nascimento?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 11 abr 24
como atualizar certidão de nascimento

Não sabe como atualizar certidão de nascimento? O processo é mais simples do que você imagina.

A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes da vida de uma pessoa, podendo ser necessária para diversos processos.

Por isso, é extremamente importante saber como atualizar certidão de nascimento para evitar problemas futuros, e abaixo você vai saber como fazer isso.

Como atualizar Certidão de Nascimento?

Na verdade, como atualizar certidão de nascimento é bem simples, basta você comparecer ao cartório de registros civis da sua cidade, munido dos seus documentos de identificação e a certidão original.

Por ser um documento de alta importância, muitas acabam acreditando que atualizá-lo deve ser um processo muito difícil e burocrático, por isso nem mesmo procuram saber como o faz.

A certidão de nascimento atualizada é a forma mais simples e rápida de garantir seus direitos por meio de um documento legal.

Existem algumas mudanças na esfera civil que, quando alteradas, devem constar nesse documento:

  • Mudança de gênero
  • Mudança de nome (para pessoas que mudaram de gênero, para aquelas que apenas mudaram de nome, para quem retirou, adicionou ou corrigiu algum sobrenome)
  • Mudança de estado civil.

Existe um grande questionamento envolvendo como tirar certidão de nascimento atualizada, afinal, o documento original não tem data de validade e pode ser utilizado em qualquer momento da vida.

Porém, manter a sua certidão de nascimento sempre atualizada é a melhor maneira para evitar mais burocracia em diversas situações.

Isso porque toda e qualquer mudança realizada neste documento fica gravada no sistema.

Qualquer processo de emissão de passaporte, seja ele brasileiro ou de uma dupla nacionalidade, requer uma certidão de nascimento atualizada, uma vez que é bem comum acontecer alguma mudança de sobrenome ou até mesmo de nome.

Este documento também costuma ser solicitado para quem deseja solicitar algum grande empréstimo.

Isso é uma forma do banco assegurar que a identidade do solicitante está correta de acordo com o sistema.

Outro ponto importante é a compra e venda de imóveis, para realizar esse tipo de transação, a justiça solicita a certidão de nascimento com o máximo de dados corretos, o que é feito a partir da atualização desse registro.

Isso é muito comum em casamentos, por exemplo, já que, a partir do momento da celebração, o casal não precisa mais utilizar sua certidão de nascimento, já que a certidão de casamento é reconhecida como um documento legal no Brasil.

Para efetivar essa segunda certidão de forma correta, é preciso que a certidão de nascimento esteja atualizada com os dados de cada parte do casal, especialmente, quando há algum divorciado e/ou viúvo entre eles.

Isso porque, além do estado civil mudar, é possível ter que realizar algumas alterações no nome de alguém que já se casou legalmente alguma outra vez.

Veja como você pode fazer a averbação de um óbito!

Como solicitar Certidão de Nascimento atualizada de forma online?

Sim, tem como pedir certidão de nascimento atualizada diretamente da sua casa, e assim garantir uma via com as novas informações, veja como:

  1. Clique em emitir sua certidão
  2. Informe seu nome completo, e-mail e telefone com DDD
  3. Se estiver morando fora do país, selecione a opção “Estou fora do Brasil atualmente.”
  4. Selecione a opção “Ao prosseguir você aceita os nossos termos de contratação.” e clique em “Avançar”
  5. Selecione a opção CERTIDÃO DE NASCIMENTO e clique em “Avançar”
  6. Informe os dados do cartório de origem da certidão e clique em “Avançar”
  7. Informe então os dados contidos na certidão clique em “Avançar”
  8. Escolha entre as opções de certidão: Inteiro Teor, 2ª Via Breve Relato ou 2ª Via Eletrônica
  9. Informe os dados de registro e clique em “Finalizar Pedido”
  10. Selecione a forma de envio o meio de pagamento.

Visto a importância de como atualizar certidão de nascimento, você pode ver como adquirir sua certidão com as novas informações, agora sim pode dar procedência aos diversos processos que exigem esse documento.

Para ter contato com outros artigos relacionados a esse tema, acesso mais matérias em nosso site!

Entenda de uma vez por todas as diferenças entre a procuração pública e privada!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Conteúdos Relacionados

Para que serve a certidão criminal?

Para que serve a certidão criminal?

No mundo jurídico, a certidão criminal é um documento de suma importância, capaz de fornecer informações cruciais sobre a conduta criminal de uma pessoa. Seja para processos seletivos, concursos públicos ou viagens internacionais, a apresentação desse documento muitas...

ler mais
Como pedir sua certidão de protesto?

Como pedir sua certidão de protesto?

A certidão de protesto é um documento de grande importância para quem busca manter sua reputação financeira em dia e garantir transações comerciais seguras. Mas, você tem idéia da sua importância e suas diferentes funções? Por que é um recurso muito comum e utilizado...

ler mais